Blog

Sem categoria

Florianópolis, a cidade onde a Maria começou

Florianópolis, a cidade onde a Maria começou

A história da cidade de Florianópolis, localizada na ilha de Santa Catarina, no sul do Brasil, remonta a séculos de ocupação e desenvolvimento. Separamos alguns marcos importantes que contam como foi todo o processo, desde a descoberta da cidade até os dias de hoje!

Veja a seguir:

  • Período Pré-Colonial: A ilha de Santa Catarina, onde hoje está localizada Florianópolis, era habitada por povos indígenas, como os Carijós, muito antes da chegada dos europeus. Eles viviam da pesca, da coleta de moluscos e da agricultura

 

  • Colonização Portuguesa: Os primeiros europeus a chegarem à região foram os portugueses no século XVI, liderados por navegadores como Gonçalo Coelho e Villegagnon. No entanto, a colonização efetiva só começou no século XVIII, quando a Coroa Portuguesa estabeleceu a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim para proteger a área contra invasões estrangeiras.

 

  • Disputas e Conflitos: Durante os séculos XVIII e XIX, a região passou por disputas e conflitos, com ataques de piratas, invasões espanholas e lutas pela posse da ilha. A ilha de Santa Catarina tornou-se um importante ponto estratégico para a defesa do sul do Brasil.

 

  • Emancipação e Crescimento: Florianópolis foi oficialmente emancipada em 1893, tornando-se a capital do estado de Santa Catarina. A cidade começou a crescer como centro administrativo e comercial da região.

 

  • Século XX: Durante o século XX, Florianópolis continuou a crescer e se desenvolver. A cidade se expandiu para o continente, e várias pontes foram construídas para conectar a ilha ao continente. A economia diversificou-se, incluindo turismo, pesca e tecnologia.

 

  • Cultura e Turismo: A cidade é conhecida por sua rica cultura açoriana, refletida em sua arquitetura, culinária e festivais. Além disso, as praias de Florianópolis atraem turistas de todo o mundo, tornando-a um importante destino turístico.

 

  • Desenvolvimento Contínuo: Nos últimos anos, Florianópolis tem experimentado um rápido crescimento populacional e desenvolvimento urbano, o que trouxe desafios relacionados ao planejamento urbano, infraestrutura e preservação ambiental.

Nossa empresa

A Maria Lavadeira surgiu em 2011, em Florianópolis (SC), e nossa marca remete ao passado local com senhoras debruçadas à beira da fonte lavando suas roupas. Em 2014, após formatação e padronização da marca, iniciamos o projeto Maria Lavadeira Franchising e inauguramos nossa primeira franquia, em Jardinópolis (SP), seguida por outras unidades que proporcionaram aos investidores de todo território nacional a melhor relação custo-benefício. Proporcionamos qualidade na prestação do serviço desde o atendimento para recebimento das roupas até sua entrega. Somos uma lavanderia moderna, experiente, sustentável e focada nas necessidades e satisfação de nossos clientes.

Temos certeza que depois de contar um pouco dessa cidade incrível que temos tanto orgulho em iniciar, muita gente vai querer conhecer também, aproveite para visitar nossa lavanderia não somente em Florianópolis, mas por todo o Brasil. Hoje somos mais de 200 unidades inauguradas, mas está vindo muito mais por aí... a Maria é muito mais praticidade e economia para cuidar das suas roupas!

Siga nosso perfil nas redes sociais, postamos muitas informações inclusive todas as unidades que estão inaugurando além de dicas e novidades.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!