Blog

Franquia

Dicas para escolher os colaboradores para redes de franquia

Dicas para escolher os colaboradores para redes de franquia

Para os empreendedores há sempre uma dúvida sobre como contratar colaboradores para uma unidade franqueada.

É necessário avaliar vários tópicos antes de iniciar, desde o comportamento, habilidades até se o colaborador possui o mesmo espírito que aquela unidade franqueada. Mesmo sendo uma franquia, cada uma tem consigo valores diferentes, como toda empresa.

Para ajudar, separamos para você alguns processos que são necessários na hora de escolher um novo colaborador.

Verifique as necessidades da contratação

De início é fundamental pensar sobre a finalidade dessa contratação para que você não contrate alguém que tenha muitas especializações ou alguém que seja desqualificado, podendo ter prejuízos das duas formas.

Para evitar, faça os seguintes questionamentos;

- Por que a franquia precisa de um novo colaborar?

- Quais funções estão sendo sobrecarregas?

Assim que você responder a essas perguntas, vários requisitos já serão conhecidos como, carga horária, função que o colaborador será designado, características e requisitos que ele precisará ter para o trabalho. Essa etapa é uma análise interna para verificar quais as reais necessidades do seu negócio.

Procure um profissional que seja alinhado com os valores da franquia

O ideal é encontrar um colaborador que tenha as características que são fundamentais para a franquia, pois cada empresa possui sua própria cultura e seus valores e isso precisa ser levado muito a sério e jamais ignorado no momento de contratar.

Faça perguntas objetivas

Na entrevista, é importante você ter em mente algumas perguntas que irão te auxiliar e conseguir analisar de forma mais assertiva o profissional:

- Perguntas que geram empatia, para que o profissional se sinta à vontade.

- Procure saber quais são os pontos fortes que a pessoa que está sendo entrevistada possui e pode acrescentar para a empresa.

- Investigue, colete as informações mais detalhadas e especificas sobre as experiências que ele apresentou no currículo.

Organize o ambiente para a entrevista

Deixe o ambiente mais confortável para que o candidato se sinta à vontade para que ele consiga transmitir todas as informações que você precisa. Passar confiança também para o candidato é essencial, pois você também faz parte do ambiente.

Depois de todas essas dicas, você ficará bem mais tranquilo para uma nova contratação. Por fim, é importante que você treine e capacite o colaborador para que ele atinja um bom nível de comprometimento com a empresa.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!