Blog

Dicas da Maria

Como evitar o mofo no guarda-roupa

Como evitar o mofo no guarda-roupa

Não tem nada pior que abrir o guarda-roupa e sentir um cheiro desagradável de umidade, não é mesmo?  Esse cheiro é causado pelo mofo e, se não cuidar, com o tempo o fungo se espalha e atinge tudo que está dentro do armário, como roupas e calçados.

Mas afinal, o que é mofo?

O mofo é o fungo em seu estágio avançado. Caracteriza-se por pontinhos pretos que aparecem no material afetado e que corroem essa estrutura, seja a parede, móveis, roupas e sapatos. Ele é muito difícil de ser limpo.

Perigos do mofo para a saúde

Os fungos em estágio avançado não afetam somente os móveis, eles causam danos à saúde dos moradores.
Além de corroer os armários de madeira ou as roupas, o mofo faz mal principalmente para aqueles que já possuem doenças respiratórias ou alérgicas - como rinite, sinusite, bronquite e asma.

Como prevenir mofo no guarda-roupa

Os fungos que causam mofo se proliferam em ambientes úmidos e escuros. Por isso, a iluminação e ar fresco são aliados na prevenção do problema. Veja algumas dicas fáceis para fazer durante todo o ano.

  • Sempre que possível deixe as portas do guarda-roupa abertas para que entre ventilação.
  •  Abra também as gavetas, já que o mofo também pode ser formar aí.
  •  Não deixe as roupas de frio guardadas o verão inteiro. Exponha essas peças em um lugar ventilado, de preferência um dia do lado do avesso e o outro do lado normal.  Também é importante ressaltar que essas peças não devem ser guardadas em sacos plásticos, pois isso acaba deixando-as úmidas.
  •  Nunca guarde roupas úmidas dentro do seu armário. Espere que elas sequem completamente antes de guardá-las.
  •  O mesmo vale para as roupas que acabou de passar. O vapor do ferro deixa as peças umedecidas, por isso é importante esperar que as roupas esfriem antes de colocá-las no armário.
  •  Também não guarde as roupas e sapatos que você acabou de tirar do corpo. O suor pode fazer suas roupas mofarem. Caso elas ainda tenham condições de uso, aguarde um tempo para que as peças ventilem e sequem. Ao contrário, coloque para lavar.
  •  O giz pode ser seu aliado. Sim, exatamente aquele que é utilizado para pintar lousas! Ele absorve a umidade de forma muito eficiente, sem deixar que o mofo apareça. É possível colocá-los em saquinhos de tule e espalhar pelo guarda-roupa. Troque o giz a cada mês.
  • Já as peças que ficam em prateleiras, nichos e gavetas devem ser mantidas dobradas e organizadas. Forme pilhas e mantenha cada pilha a uma distância de dois a três centímetros uma da outra.
  •  Uma vez por mês tire todas as peças do guarda-roupa e limpe-o.

E lembre-se que, precisando de lavanderia, é só chamar a Maria!

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!