Blog

Franquia

4 dicas que você deve saber se quiser abrir um negócio em 2023

4 dicas que você deve saber se quiser abrir um negócio em 2023

Abrir uma empresa é o desejo de muitos, se não, da maioria dos brasileiros. E se você está lendo esse artigo é porque provavelmente também tem o mesmo interesse. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a começar com o pé direito.

1 - Empreenda naquilo que você já domina

Um erro muito comum entre os empreendedores iniciantes é começar um negócio apenas com base em um hobby de fim de semana e não após um bom estudo de mercado.

A pesquisa de mercado vai possibilitar uma visão ampla do empreendimento, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa e evitar possíveis erros.

2- Prepare-se financeiramente 

Além de disposição e vontade, é necessário contar também com um bom planejamento e manter o controle das finanças.

Ao falar da parte financeira, todo gestor precisa estar atento a alguns itens que são de máxima importância, como:

- Capital inicial: A primeira coisa que você precisa saber é quanto custa para abrir sua empresa. Tenha em mente que este investimento que dá início ao seu negócio vai ser reposto após algum tempo, então é importante que você considere um prazo bem razoável para tê-lo de volta.

- Capital de giro: Depois de conseguir entender tudo o que é preciso para erguer o seu empreendimento, é chegada a hora de saber o que tem de fazer para que ele se sustente por um tempo até que o resultado comece a aparecer. É para isso que serve o capital de giro. Faça uma estimativa, com alguma folga, das suas despesas fixas e variáveis, e calcule quanto tempo a sua empresa precisa até entrar nos trilhos e conseguir rodar sozinha.

- Pró-labore: É um grande erro dos gestores misturarem dinheiro da empresa com o seu próprio. Isso cria um descontrole que complica muito a gestão. Por isso, é necessário que você tenha um pró-labore bem definido.

Não escolha uma retirada que vá ser muito baixa a ponto de você ficar meio apertado e acabar tirando algum dinheiro do caixa da sua empresa, mas também não vá colocar um valor alto demais a ponto de prejudicar as contas da pessoa jurídica.

3- Escolha muito bem seu ponto comercial

Para negócios que dependem do contato imediato e pessoal, escolher um bom ponto é fundamental para o sucesso do empreendimento. Esteja atento a questões como acessibilidade, número de concorrentes nas proximidades e condições de estacionamento.

Estar no lugar certo é uma vantagem que vale ouro para qualquer rede varejista, de serviços ou franquia. Afinal, o ponto comercial é a referência que as pessoas têm para chegar até você.

4 - Deixe a preguiça de lado

Como empreendedor, você trabalhará ainda mais do que quando era funcionário e o retorno do investimento só chegará com muita dedicação.
Preparamos 3 habilidades indispensáveis para um empreendedor de sucesso.

- Espírito de liderança
Um bom empreendedor é também um bom líder. Nenhuma empresa consegue êxito sem uma figura de liderança no comando.
O espírito de liderança está associado à capacidade de envolver a sua equipe em torno de um objetivo, cobrar resultados de maneira produtiva, estimular o crescimento pessoal de seus funcionários e motivá-los a se envolverem com o trabalho.

- Sociabilidade
Ser empresário envolve se relacionar constantemente com pessoas. Saber dialogar com diferentes perfis de clientes é importante para o crescimento da empresa. Afinal, as pessoas são diferentes e não podem ser tratadas de uma forma uniforme. Fique atento às especificidades de cada um.

- Resiliência
Um empreendedor resiliente é capaz de passar por diversas situações estressantes sem que isso o faça perder o equilíbrio emocional ou afete negativamente o processo decisório.

Esse é, sem dúvidas, um diferencial diante da concorrência, pois profissionais assim têm mais tolerância às mudanças e conseguem se adaptar e inovar em tempos de crise.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!